Skip navigation
SAL logo
  • Página de inicio
  • Listar
    • Comunidades
    • Buscar elementos por:
    • Fecha Publicación
    • Autor
    • Título
    • Materia
  • Reglas y Regulaciones
  • Acerca de
  • Contacto
  • Language
    • español
    • English
    • português
  • Servicios
    • Mi DSpace
    • Alertas
    • Editar perfil
SAL logo

  1. Biblioteca Digital dos Semiáridos
  2. Sociedade, Educação e Saúde
  3. Sociedade, Educação e Saúde
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://bibliotecasemiaridos.ufv.br/jspui/handle/123456789/2506
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSouza, Aneuzimira Caldeira-
dc.date.accessioned2023-06-12T18:52:38Z-
dc.date.available2023-06-12T18:52:38Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSOUZA, Aneuzimira Caldeira. Alfabetização de jovens e adultos do campo no Norte de Minas, limites e possibilidades do Programa de Alfabetização Travessia Nota Dez. 2014. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bibliotecasemiaridos.ufv.br/jspui/handle/123456789/2506-
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa Alfabetização de Jovens e Adultos do Campo no Norte de Minas, Limites e Possibilidades do Programa de Alfabetização Travessia Nota Dez é analisar o Programa Travessia Nota 10 no Assentamento Agrário (PA) Betinho, município de Bocaiúva, Norte de Minas, procurando, identificar os limites e as possibilidades do desenvolvimento do Programa nas turmas da EJA, e, ainda, analisar a concepção político-pedagógica do PTND e as contradições entre a realidade do Assentamento e as particularidades dos sujeitos do campo.Para alcance do objetivo proposto buscamos apoio nos procedimentos metodológicos do Método do Materialismo Histórico Dialético, utilizando-se do instrumento da abordagem qualitativa e, do Estudo de Caso, que se desdobrou nas seguintes etapas: pesquisa documental, observação direta no PA Betinho; e entrevistas semiestruturadas com coordenadoras, alfabetizadoras e alfabetizandos do Programa Travessia Nota Dez: Por um Brasil Alfabetizado (PTND).A dissertação está estruturada da seguinte forma: introdução, em que apresento a minha trajetória escolar e a justificativa, os objetivos, os procedimentos metodológicos, o campo e os sujeitos da pesquisa. No segundo capítulo trazemos uma reflexão teórica sobre a ideologia, e, o discurso da cidadania burguesa sobre a educação. O terceiro capítulo, de forma geral e sintética, apresentamos o percurso histórico da EJA no Brasil, salientando as reformas neoliberais dos anos de 1980 a 2000, o Programa Brasil Alfabetizado e aspectos mais gerais da Educação do Campo. O quarto capítulo caracteriza o campo da pesquisa, que é o Norte de Minas, e o PA Betinho, e, ainda apresenta os sujeitos da pesquisa. O quinto capítulo discute os dados coletados, procurando refleti-los a luz do referencial teórico adotado. E nas considerações finais, apresentamos alguns aspectos da realidade da pesquisa que de alguma forma indicam a compreensão de que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) assim como a educação básica de um modo geral ainda hoje estão distantes, quantitativamente e, sobretudo, qualitativamente dos níveis desejados, tanto pela literatura, bem como pelos diversos movimentos populares.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPrograma de Alfabetização Travessia Nota Dezpt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleAlfabetização de jovens e adultos do campo no Norte de Minas, limites e possibilidades do Programa de Alfabetização Travessia Nota Dezpt_BR
dc.title.alternativeYouth and adult literacy field in Northetn Minas, limits and possibilities oh the Liiteracy Program Crossing Note Decpt_BR
dc.typeThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Sociedade, Educação e Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
texto completo.pdftexto completo1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro sencillo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Theme by Logo CINECA

DSpace Software Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Comentarios