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dc.contributor.author | Sobreira, Milene Francisca Coelho | |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T18:51:05Z | |
dc.date.available | 2023-06-12T18:51:05Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | SOBREIRA, Milene Francisca Coelho. Práxis e construção do conhecimento nos estudos sobre pedagogia da alternância. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação, estado e sociedade) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://bibliotecasemiaridos.ufv.br/jspui/handle/123456789/2497 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado insere-se nos estudos realizados no Programa Observatório de Educação do Campo- Práticas em Educação de Jovens e Adultos, Letramento e Alternâncias. O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar, nas dinâmicas de construção de conhecimento da pedagogia da alternância, os níveis da práxis que encontram subjacentes. Para atingir o propósito, realizou-se um estudo teórico visando identificar e analisar as pesquisas realizadas de 2006 a 2011, que destacaram as dinâmicas de conhecimento da pedagogia da alternância. Na realização desta investigação, a metodologia utilizada combinou aspectos da abordagem qualitativa e quantitativa de pesquisa. Na análise dos dados utilizou-se o Método de Análise de conteúdo de Bardin (1977). Dentre as produções sobre a alternância mapeadas, não foram identificados trabalhos que tivessem como objeto de estudo e/ou temática especifica as dinâmicas do conhecimento construídas nas experiências da alternância no Brasil, entretanto foi possível identificar nove trabalhos que permitiram analisá-las. Nas análises das produções encontradas foram construídas três categorias que indicam a construção do conhecimento na alternância como uma práxis criativa: Experiência; Pesquisa; e Transformação. Foram estabelecidas também três categorias que indicam a construção do conhecimento na alternância como uma práxis reiterativa: Ênfase na escola e na formação técnica; Centralidade do saber do monitor; e Imposição do currículo. Os resultados permitem inferir que o processo de construção de conhecimento na alternância é complexo e envolve contradições e que a práxis está presente em todas as experiências, embora em diferentes níveis. Assim, ora se aproxima de uma educação libertadora e se expressa como uma práxis criativa; ora se aproxima de uma educação bancária e se expressa como uma práxis reiterativa. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
dc.subject | Práxis reiterativa | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.title | Práxis e construção do conhecimento nos estudos sobre pedagogia da alternância | pt_BR |
dc.title.alternative | Praxis and knowledge construction in studies on pedagogy of alternation | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |