DSpace/Manakin Repository

Educação contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro: debates atuais e estudos de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cunha, Andrews Rafael Bruno de Araújo
dc.contributor.author Santos, Ana Paula Silva dos
dc.contributor.author Perez-Marin, Aldrin Martin
dc.date.accessioned 2023-06-22T17:54:52Z
dc.date.available 2023-06-22T17:54:52Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation CUNHA, A. R. B. A. (Org.). Educação contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro: debates atuais e estudos de caso. Campina Grande, Paraíba: INSA, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://bibliotecasemiaridos.ufv.br/jspui/handle/123456789/2547
dc.description.abstract A alfabetização plena, que permite a leitura de um texto com maior ou menor desenvoltura, mas que, sobretudo, viabiliza o entendimento, a interpretação e a possibilidade de analisar criticamente o texto lido, é o primeiro passo de um programa sólido de aprendizagem. Os estágios que se seguem ao exercício puramente mecânico da leitura são facilitados quando o texto guarda relação com a realidade do leitor, seja porque trata de aspectos de sua comunidade, do mundo físico que habita (rural ou urbano) ou da sua cultura. O texto contextualizado facilita a identificação do leitor com a ideia transmitida, a rápida absorção da mesma e a possibilidade de, posteriormente, avaliá-la criticamente. Sem dúvida, esse novo conhecimento, interpretado e assimilado pelo leitor, tem um poder transformador. A difusão da ciência, da tecnologia e da inovação é uma das funções destacadas na missão do Instituto Nacional do Semiárido. Essa difusão, para ser alcançada, pressupõe indivíduos plenamente alfabetizados, o que não é a realidade no âmbito da região semiárida. Assim, essa região, com sua marcada diversidade, rica em ambientes e atividades, é um espaço multicultural particularmente propício para o exercício criativo do ensino contextualizado. Foi diante dessa realidade que o Insa entendeu ser necessário apoiar ações nessa temática, promovendo projetos para Capacitação de Educadores e Agentes de Extensão em Educação Contextualizada em sete Estados da região semiárida. Uma vez atingidos os objetivos inicialmente propostos pelos projetos, cabe agora a missão de restituir e compartilhar com a sociedade os conhecimentos adquiridos. Este livro que está sendo lançado pelo Insa, intitulado “Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro: debates atuais e estudos de caso” é uma coletânea de artigos que tratam de diversos temas relacionados à Educação Contextualizada. Propomos que não seja visto como um ponto de chegada, um final de caminho, uma descontinuidade. Pelo contrário, propomos que seja analisado criticamente, debatido, que dele surjam novas alternativas e propostas, enfim, que represente mais um passo em um contínuo caminhar, criando novas leituras e oportunidades de crescimento intelectual. pt_BR
dc.publisher INSA pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Semiárido pt_BR
dc.subject Educadores pt_BR
dc.subject Agentes de extensão pt_BR
dc.title Educação contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro: debates atuais e estudos de caso pt_BR
dc.type Book pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta