Repositorio Dspace

O Programa Cisternas nas escolas nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, Minas Gerais, Brasil

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.author Vieira, Naldeir dos Santos
dc.contributor.author Lopes, Daniel Paulino Teixeira
dc.contributor.author Silva, Fernanda Aparecida Guedes Honorato da
dc.contributor.author Soares, Nathalia Stockler Fialho
dc.contributor.author Higuchi, Agnaldo Keiti
dc.date.accessioned 2023-06-30T18:02:42Z
dc.date.available 2023-06-30T18:02:42Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation VIEIRA, N. dos S; LOPES, D. P. T; HONORATO DA SILVA, F. A. G; SOARES, N. S. F; HIGUCHI, A. K. O Programa Cisternas nas Escolas nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, Minas Gerais, Brasil. [s. l.]: Administração Pública e Gestão Social, v. 14, n. 2, 2022. pt_BR
dc.identifier.issn 2175-5787
dc.identifier.other https://doi.org/10.21118/apgs.v14i2.11849
dc.identifier.uri https://bibliotecasemiaridos.ufv.br/jspui/handle/123456789/2601
dc.description.abstract Objetivo da pesquisa: O presente artigo tem como objetivo analisar os resultados do Programa Cisternas nas Escolas, naperspectiva de servidores de escolas localizadas nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri, estado de Minas Gerais.Enquadramento teórico: O artigo é fundamentado em autores que descrevem as principais características da região semiáridabrasileira, com destaque para Dias (2013), Souza et al. (2016) e Sousa et al. (2017) e do Programa Cisternas nas Escolas, comoGottfried (2010), Costa e Dias (2013), Santana e Arsky (2016), Detrich (2019), ASA (2020) e Santos e Borja (2020).Metodologia: Por meio de material fornecido pelo Ministério da Cidadania e pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA),foram mapeadas as escolas dos municípios do campo estudado e que construíram cisternas via o Programa. Foi identificado ouniverso de 132 escolas, analisadas estatisticamente por meio de questionários respondidos por um de seus representantes (taxade retorno de 77,3%).Resultados: Verificou-se que o Programa cumpre o seu objetivo, sendo, de modo geral, bem avaliado pelos representantes dasescolas beneficiadas, os quais se mostraram satisfeitos com a cisterna, com o seu estado de conservação, com as orientações recebidase com o impacto dessa tecnologia na vida dos alunos.Originalidade: Por mais que a literatura permita a identificação de um número razoável de estudos sobre o Programa Cisternas,são raros os estudos sobre o Programa Cisternas nas Escolas. Contribuições: Os dados da pesquisa chamam a atenção para algumas questões que devem ser pontuadas para o aperfeiçoamentodo Programa. Além disso, foi identificada a necessidade de medidas para o aperfeiçoamento do manuseio da cisterna e da água porela armazenada. pt_BR
dc.publisher APGS pt_BR
dc.relation.ispartofseries Administração Pública e Gestão Social;v. 14; n. 2
dc.subject Cisternas pt_BR
dc.subject Programa cisternas nas escolas pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Tecnologias sociais. pt_BR
dc.title O Programa Cisternas nas escolas nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, Minas Gerais, Brasil pt_BR
dc.type Article pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta