Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Siqueira, Edgleuma Coelho da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-01-27T13:25:16Z | |
dc.date.available | 2023-01-27T13:25:16Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, E. C. S. Educação contextualizada para convivência com o Semiárido: algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do Assentamento Zé Marcolino. 2018. TCC (Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé, PB, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://gc.aksaam.ufv.br/jspui/handle/123456789/260 | |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta a sistematização das vivências acerca de uma Pratica que permitiu a integração da Escola do campo Escola Estadual Plínio Lemos, com a comunidade do Assentamento Zé Marcolino, mais especificamente a comunidade Lajinha (onde a escola está inserida). O projeto vivenciado se deu com base numa plantação de algodão, ao qual foi explorado alguns conceitos matemáticos para a construção de gráficos, além disso, o entendimento sobre a importância do algodão e o seu desenvolvimento, com a ajuda dos agricultores da comunidade. Este estudo teve como abordagem os preceitos da pesquisa qualitativa. Logo, traçamos como objetivo compreender e expor como o algodão plantado no assentamento influencia no processo de ensino-aprendizagem da escola e como o mesmo contribui enquanto elemento articulador nas práticas de contextualização dos conteúdos escolares. Assim pudemos apontar a importância dessas atividades para a construção de uma aprendizagem significativa, que permitisse a integração com a comunidade trazendo a discussão sobre a importância da plantação do algodão e a difusão de sua cultura, já que o mesmo colabora para o desenvolvimento da comunidade. E ainda buscar contextualizar o ensino da matemática, trazendo aspectos mais inerentes à vida dos educandos, uma vez que a matemática muitas vezes é trabalhada de maneira abstrata. | pt_BR |
dc.publisher | UFCG | pt_BR |
dc.subject | Educação contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Algodão agroecológico | pt_BR |
dc.subject | Convivência com o semiárido | pt_BR |
dc.subject | Algodão | pt_BR |
dc.title | Educação contextualizada para convivência com o Semiárido: algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do Assentamento Zé Marcolino | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |