dc.contributor.author |
Pereira, Kelci Anne |
|
dc.contributor.author |
Silva, Valcilene Rodrigues da |
|
dc.contributor.author |
Sá, Mara Franco de |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-19T15:12:01Z |
|
dc.date.available |
2023-07-19T15:12:01Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.citation |
PEREIRA, K. A.; SILVA, V. R. da; SÁ, M. F. de. Educação do campo e agroecologia: por uma pedagogia do trabalho. REVES - Revista Relações Sociais, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 0407–0415, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2595-4490 |
|
dc.identifier.uri |
https://bibliotecasemiaridos.ufv.br/jspui/handle/123456789/2635 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa em andamento realizada por docentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e objetiva responder aos seguintes questionamentos: De que modo o princípio educativo do trabalho tem sido realizado (ou não) no curso? Esse processo insere a agroecologia como uma pauta transversal do curso, no que diz respeito à formação de professores das ciências sociais e humanas? As culturas do trabalho e as pedagogias da produção camponesa são apreciadas como ponto de partida das práticas pedagógicas do curso e enunciadascomo ingredientes de uma práxis emancipatória? Para responder a tais perguntas, a pesquisa irá se ancorar no referencial teórico do materialismo histórico dialético, fazendo usos de instrumentos como questionário, grupos focais, teatro do oprimido, etc. A expectativa é fortalecer o projeto político pedagógico do curso, integrando ao mesmo o trabalho como princípio educativo para uma formação crítica e transformadora. |
pt_BR |
dc.publisher |
REVES: Revista Relações Sociais |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
REVES: Revista Relações Sociais;v. 1; n. 3 |
|
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecologia |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho como princípio educativo |
pt_BR |
dc.title |
Educação do campo e agroecologia: por uma pedagogia do trabalho |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Rural education and agroecology: for a pedagogy of work |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |