dc.contributor.author |
França, Franklin Pedro |
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dc.contributor.author |
Gurgel, Angelo Costa |
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dc.date.accessioned |
2023-07-26T12:49:55Z |
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dc.date.available |
2023-07-26T12:49:55Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.citation |
FRANÇA, F. P.; GURGEL, A. C. Políticas de mitigação de mudanças climáticas e seus efeitos sobre o Brasil. Revista de Economia e Agronegócio, [S. l.], v. 10, n. 2, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1679-1614 |
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dc.identifier.uri |
https://bibliotecasemiaridos.ufv.br/jspui/handle/123456789/2658 |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho estima os impactos de políticas de mitigação de mudanças climáticas possíveis de serem adotadas pelos EUA, União Europeia (UE) e Brasil em um horizonte futuro de 20 anos. Para tal, utiliza um modelo de equilíbrio geral da economia mundial, construído para projetar emissões de gases de efeito estufa (GEE) e simular políticas de redução nessas emissões. Os resultados sugerem a necessidade de uma maior participação e cooperação global para estabilizar emissões e reduzir os riscos das mudanças climáticas. Nos EUA e na UE, as políticas climáticas geram perdas de bem-estar de 0,7% e 0,4%, respectivamente, em 2030, para cortes em emissões de 25% em relação às emissões de GEE observadas em 2005. O Brasil sofreria perdas de até de 0,3% em bem-estar em 2030, caso não aplique políticas climáticas, mas enfrente tarifas compensatórias de carbono impostas por aqueles países. Essas barreiras comerciais se mostram pouco eficientes em evitar vazamentos em emissões e a perda de competitividade. Quando o Brasil impõe cortes em emissões, os custos de bem-estar podem atingir até 2,4% em 2030, o que sugere menores possibilidades de adoção de tecnologias de baixas emissões e de substituição de fontes de energia fósseis por renováveis. A redução nas emissões do desmatamento apresenta baixos custos de mitigação, enquanto cortes setoriais em emissões se mostram bem menos custo-efetivos que outras estratégias, como um mercado de carbono nacional. Os setores de produção e uso de energia fóssil e a agropecuária seriam os maiores prejudicados pela política climática doméstica. O grande potencial de mitigação pela produção e uso de biocombustíveis no Brasil é confirmado pelo presente estudo, apesar de esse potencial não impedir a queda no nível de atividade do setor de transportes. |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista de Economia e Agronegócio |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
Revista de Economia e Agronegócio;v. 10; n. 2 |
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dc.subject |
Política climática |
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dc.subject |
Tarifas compensatórias de carbono |
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dc.subject |
Gases de efeito estufa |
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dc.subject |
Custos de mitigação |
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dc.subject |
Climate policy |
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dc.subject |
Carbon tax board adjustment |
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dc.subject |
Greenhouse gases |
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dc.subject |
Mitigation costs |
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dc.title |
Políticas de mitigação de mudanças climáticas e seus efeitos sobre o Brasil |
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dc.type |
Article |
pt_BR |