DSpace/Manakin Repository

Vozes e fazeres do semiárido: convites à descolonização do campo científico, rumo a outras práxis

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rigotto, Raquel Maria
dc.contributor.author Rocha, Mayara Melo
dc.contributor.author Diógenes, Saulo da Silva
dc.contributor.author Sousa, Rafaela Lopes de
dc.contributor.author Pontes, Andrezza Graziella Veríssimo
dc.contributor.author Lima, Luana Carolina Braz de
dc.contributor.author Camurça, Andréa Machado
dc.contributor.author Teixeira, Maiana Maia
dc.date.accessioned 2023-11-21T18:16:08Z
dc.date.available 2023-11-21T18:16:08Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation RIGOTTO, R. M; ROCHA, M. M; DIÓGENES, S. S; SOUSA, R. L; PONTES, A. G. V; LIMA, L. C. B; CAMURÇA, A. M; TEIXEIRA, M. M. Vozes e fazeres do semiárido: convites à descolonização do campo científico, rumo a outras práxis. Saúde em Debate, Rio de Janeiro - RJ: v. 46, n. 2, p. 277 - 292, 2022. pt_BR
dc.identifier.other https://doi.org/10.1590/0103-11042022E219
dc.identifier.uri https://bibliotecasemiaridos.ufv.br/jspui/handle/123456789/3010
dc.description.abstract As fronteiras do capital neoextrativista avançam sobre territórios de populações tradicionais, provocando conflitos socioambientais, agravando a crise civilizatória, ameaçando a sustentação da vida no planeta. A pedagogia do território, a práxis acadêmica no Núcleo Tramas, traz pistas para que os sujeitos da universidade incidam na assimetria de forças presente nos territórios em conflito ambiental. Duas experiências iluminam as reflexões deste ensaio. Na luta pela construção do seu território camponês, as vivências das comunidades de Apodi/RN anunciam a agroecologia como forma de resistir ao Projeto da Morte. Por sua vez, o Núcleo de Reflexões, Estudos e Experiências em Agroecologia e Justiça Ambiental revelam o protagonismo das mulheres na construção da agroecologia e na defesa de seus territórios. Sob a perspectiva decolonial, discutem-se as bases teórico-epistemológicas, que incitam metodologias insurgentes e fomentam o diálogo de saberes, ressignificando os sujeitos cognoscentes. A mediação entre as vozes dos povos do semiárido e o campo científico da saúde coletiva provoca a reflexão: quais são os recados desses povos para a academia? Enquanto ainda se buscam possibilidades, os camponeses já têm, há muito, anunciado a agroecologia como alternativa para produzir, existir harmonicamente na natureza, promover saúde e resistir aos efeitos da colonialidade. Neoextractive capitalism advances over territories of traditional populations. The consequence is the increase in environmental conflicts and the deepening of the civilization crisis threatening life on the planet. Pedagogia do território (territory pedagogy), as an academic practice in the Núcleo Tramas, presents possibilities for the university to contribute to the reduction of the existing inequality in the context of environmental conflicts. Two reports help to reflect on this essay. In the struggle for the construction of peasant territory, the communities in the city of Apodi present agroecology as a way to resist the Projeto da Morte (Death Project). In turn, the Center for Reflections, Studies, and Experiences in Agroecology and Environmental Justice reveals the action of women in the construction of agroecology and in the defense of their territories. Based on decolonial theories, we discuss our theoretical and epistemological bases, which encourage insurgent methodologies and foster the dialogue of different knowledges. The mediation between the voices of semi-arid territories and the scientific field of collective health leads us to think: what are the messages from these peoples to the academy? While we are looking for possibilities, peasants are announcing agroecology as an alternative to produce, live harmoniously with nature, promote health, and resist the effects of coloniality. pt_BR
dc.publisher Saúde em Debate pt_BR
dc.relation.ispartofseries Saúde em Debate;v. 46; n. 2
dc.subject Agricultura sustentável pt_BR
dc.subject Saúde pública pt_BR
dc.subject Saúde ambiental pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.subject Semiárido pt_BR
dc.subject Sustainable agriculture pt_BR
dc.subject Public health pt_BR
dc.subject Environmental health pt_BR
dc.subject Health education pt_BR
dc.subject Semiarid pt_BR
dc.title Vozes e fazeres do semiárido: convites à descolonização do campo científico, rumo a outras práxis pt_BR
dc.title.alternative Voices and actions in the semi-arid region: invitations to decolonize science, towards other praxis pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta