DSpace/Manakin Repository

Necessidades formativas de professores de ciências de escolas do campo: uma investigação no semiárido brasileiro

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Alexandre Leite dos Santos
dc.contributor.author Lopes, Suzana Gomes
dc.contributor.author Takahashi, Eduardo Kojy
dc.date.accessioned 2023-12-08T17:50:43Z
dc.date.available 2023-12-08T17:50:43Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation SILVA, A. L. S; LOPES, S. G; TAKAHASHI, E. K. Necessidades formativas de professores de ciências de escolas do campo: uma investigação no semiárido brasileiro. Educação em Revista. Belo Horizonte - MG: v. 37, e24191, p. 1 - 19, 2021. pt_BR
dc.identifier.other https://doi.org/10.1590/0102-469824191
dc.identifier.uri https://bibliotecasemiaridos.ufv.br/jspui/handle/123456789/3115
dc.description.abstract A análise das necessidades formativas docentes é fundamental para o diagnóstico, a planificação e a tomada de decisões na área da Educação. Essas necessidades podem ser definidas como preocupações, desejos, carências e problemas sentidos e percebidos no processo de ensino, representativos de valores surgidos em determinado contexto. O objetivo deste trabalho é discutir os resultados de uma pesquisa que procurou identificar as necessidades formativas de professores de Ciências de escolas do campo de um município do semiárido piauiense entre os anos de 2017 e 2018. Para isso, os dados foram coletados por meio de formulários, questionários, entrevistas e documentos. Os sujeitos que colaboraram para a pesquisa foram professores de Ciências e diretores de escolas do campo, professores e estudantes de um curso de Licenciatura em Educação do Campo com enfoque em Ciências da Natureza. A análise mostrou que os professores de Ciências das escolas do campo do estudo possuíam as necessidades de melhores condições de trabalho, de adotarem metodologias de ensino não convencionais e de saberes específicos da área de Ciências da Natureza. É ressaltado nos resultados que eles também possuíam as necessidades, embora não conscientes delas, de desenvolverem um ensino contextualizado e de saberes sobre a Educação do Campo. The study of needs on the training of science teachers is essential for diagnosis, planning and decision-making in the field of education. These needs can be defined as concerns, desires, necessities and problems sensed and detected in the teaching process, typical of values emerged in a given context. The purpose of this article is to examine the results of a research that intended to identify the training needs of science teachers in countryside schools of a township located in the semi-arid region of Piauí, Brazil, between 2017 and 2018. For this, data were collected through the use of forms, questionnaires, interviews and documents. The subjects who collaborated on the research were Science teachers and principals of rural schools, teachers and students from a Rural Education Program with a focus on Natural Sciences. The analysis revealed that science teachers in countryside schools were in need of better working conditions, implementation of unconventional teaching methodologies and specific knowledge in the field of natural sciences. The results also remark the unaware need of developing a contextual teaching and knowledge about rural education. pt_BR
dc.publisher Educação em Revista pt_BR
dc.relation.ispartofseries Educação em Revista;v. 37; e24191
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject Science teaching pt_BR
dc.subject Teacher education pt_BR
dc.title Necessidades formativas de professores de ciências de escolas do campo: uma investigação no semiárido brasileiro pt_BR
dc.title.alternative The needs of the training of science teachers in countryside schools: an investigation in the semi-arid of Piauí, Brazil pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta