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Geração do conhecimento agroecológico a partir da interação entre atores: A experiência do Projeto Dom Helder Camara

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dc.contributor.author Jalfim, Felipe
dc.contributor.author Sidersky, Pablo
dc.contributor.author Rufino, Espedito
dc.contributor.author Santiago, Fábio
dc.contributor.author Blackburn, Ricardo
dc.date.accessioned 2024-08-01T13:16:53Z
dc.date.available 2024-08-01T13:16:53Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation JALFIM, F. (et. al.). Geração do conhecimento agroecológico a partir da interação entre atores: A experiência do Projeto Dom Helder Camara. Agriculturas, [s. l.]: v. 10, n. 3, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri https://bibliotecasemiaridos.ufv.br/jspui/handle/123456789/3276
dc.description.abstract O Projeto Dom Helder Camara (PDHC)1 nasceu como uma resposta governamental à demanda de movimentos sindicais e sociais, ONGs e Igrejas por ações permanentes para o desenvolvimento da agricultura familiar na região semiárida nordestina. Ao assumir como objetivo principal gerar e difundir referências que possam orientar políticas públicas de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável no Semiárido, o PDHC adotou o paradigma da Agroecologia como nortea dor de suas ações. A partir dessa opção, a aborda gem teórico-metodológica do proje to buscou romper com a noção de transferência de tecnologias, adotando um enfoque de geração participativa de conhecimentos. Também experimentou novos processos nas relações entre Estado e sociedade civil. O postulado assumido pelo PDHC é de que a geração de conhecimento não é uma exclusividade da ciência convencional. Nesse sentido, as famílias agricultoras, sozinhas ou em interação com pesquisadores e/ou extensionistas, também têm um papel fundamental no avanço dos conhecimentos necessários para a prática de uma agricultura sustentável. Afinal, observa-se que a experimentação é uma atividade cotidiana na vida dos agricultores familiares que, de ma neira constante, confrontam problemas que afetam seus cultivos e criações de animais, imaginam as suas prováveis causas, implementam ações para atacar essas causas e refletem sobre os efeitos dos resultados de suas ações (HOCDÉ, 1997; SUMBERG; OKALI, 1997). Nesse contexto, a hipótese é que a interação entre famílias agricultoras, assessoria técnica e pesquisa seja uma estratégia eficaz para gerar conhecimentos pertinentes, que fortaleçam a sustentabilidade dos agroecossistemas da região. A estratégia tem como meta a promoção de gestões familiares e comunitárias de agroecossistemas com vistas à coevolução das dimensões ambiental e socioeconômi ca. Considerou-se que a evolução dos agroecossistemas no sentido da sustentabilida de depende também de uma dinâmica de formação e desenvolvimento de capacidades e institucionalidades locais e territoriais. Isso significa que para enfrentar o desafio de fortalecer tipos de manejo de agroecossistemas na perspectiva da convivência com o Semiárido é fundamental, entre outros aspectos, que as famílias exerçam um papel qualificado no controle e no acesso às políticas públicas, na organização sociopolítica e na construção de relações com os mercados. pt_BR
dc.publisher Agriculturas pt_BR
dc.relation.ispartofseries Agriculturas;v. 10, n. 3
dc.subject Agroecologia pt_BR
dc.subject PDHC pt_BR
dc.subject Desevolvimento pt_BR
dc.subject Agricultura familiar pt_BR
dc.title Geração do conhecimento agroecológico a partir da interação entre atores: A experiência do Projeto Dom Helder Camara pt_BR
dc.type Book pt_BR


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  • Agroecologia
    Inclui documentos de diversos formatos sobre Agroecologia

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