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Ao longo dos seus trinta e um anos, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) vem pautando a proposta da Convivência com o Semiárido em diversos espaços e setores da sociedade, através de projetos e ações apropriadas que buscam fortalecer o acesso à terra, à àgua, à educação contextualizada e às políticas públicas, além de contribuir nos processos de Assessoria Técnica e Extensão Rural (ATER), na implementação de tecnologias sociais, organização da produção, comercialização, gestão de empreendimentos econômicos e solidários, e geração de renda no campo. Nesse ambiente institucional, a partir de uma demanda do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) surge o Projeto Semiárido Produtivo como uma proposta inovadora para fortalecimento da agricultura familiar nos estados da Bahia, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Alagoas, com ações voltadas para estruturação de unidades produtivas familiares e coletivas, assessoria técnica continuada, processos de formação e sistematização de experiências. O Projeto Semiárido Produtivo, executado pelo Irpaa com apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do Contrato de Concessão de Colaboração Financeira Não Reembolsável no 16.2.0727.1, com objetivo de estruturar unidades produtivas familiares e unidades produtivas coletivas da agricultura familiar, para execução e multiplicação de técnicas de convivência sustentável com o Semiárido, executado no período de novembro de 2017 a maio de 2021. O Projeto buscou apoiar a inclusão produtiva da agricultura familiar, promovendo a melhoria da produção agropecuária tanto para o consumo familiar quanto para a comercialização, visando promover a segurança alimentar e nutricional, e aumentar a renda dos beneficiários. A concepção de execução se deu a partir do Comitê Gestor composto pelo Irpaa, BNDES, MPA e Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA); Equipe Executiva (01 pre- posto, 01 coordenador, 04 assessores produtivos, 02 assessores sociais, 01 comunicador, 01 auxiliar administrativo, 03 assistentes administrativos, assessoria contábil e assessoria jurídica); Comitê Local em cada um dos quatro Núcleos de Execução do Projeto (NEPs), formado pelo Assessor Produtivo do Núcleo e um representante de cada comunidade da área de abrangência e parceiros locais e regionais, responsáveis pela difusão do projeto, mobilização e interlocução com as comunidades. |
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