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  1. Biblioteca Digital dos Semiáridos
  2. Agrobiodiversidade
  3. Agricultura
  4. Algodão
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bibliotecasemiaridos.ufv.br/jspui/handle/123456789/260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSiqueira, Edgleuma Coelho da Silva-
dc.date.accessioned2023-01-27T13:25:16Z-
dc.date.available2023-01-27T13:25:16Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, E. C. S. Educação contextualizada para convivência com o Semiárido: algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do Assentamento Zé Marcolino. 2018. TCC (Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé, PB, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://gc.aksaam.ufv.br/jspui/handle/123456789/260-
dc.description.abstractO presente artigo apresenta a sistematização das vivências acerca de uma Pratica que permitiu a integração da Escola do campo Escola Estadual Plínio Lemos, com a comunidade do Assentamento Zé Marcolino, mais especificamente a comunidade Lajinha (onde a escola está inserida). O projeto vivenciado se deu com base numa plantação de algodão, ao qual foi explorado alguns conceitos matemáticos para a construção de gráficos, além disso, o entendimento sobre a importância do algodão e o seu desenvolvimento, com a ajuda dos agricultores da comunidade. Este estudo teve como abordagem os preceitos da pesquisa qualitativa. Logo, traçamos como objetivo compreender e expor como o algodão plantado no assentamento influencia no processo de ensino-aprendizagem da escola e como o mesmo contribui enquanto elemento articulador nas práticas de contextualização dos conteúdos escolares. Assim pudemos apontar a importância dessas atividades para a construção de uma aprendizagem significativa, que permitisse a integração com a comunidade trazendo a discussão sobre a importância da plantação do algodão e a difusão de sua cultura, já que o mesmo colabora para o desenvolvimento da comunidade. E ainda buscar contextualizar o ensino da matemática, trazendo aspectos mais inerentes à vida dos educandos, uma vez que a matemática muitas vezes é trabalhada de maneira abstrata.pt_BR
dc.publisherUFCGpt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectAlgodão agroecológicopt_BR
dc.subjectConvivência com o semiáridopt_BR
dc.subjectAlgodãopt_BR
dc.titleEducação contextualizada para convivência com o Semiárido: algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do Assentamento Zé Marcolinopt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Algodão

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