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  1. Biblioteca Digital dos Semiáridos
  2. Agrobiodiversidade
  3. Agricultura
  4. Algodão
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bibliotecasemiaridos.ufv.br/jspui/handle/123456789/260
Título: Educação contextualizada para convivência com o Semiárido: algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do Assentamento Zé Marcolino
Autor(es): Siqueira, Edgleuma Coelho da Silva
Palavras-chave: Educação contextualizada
Educação do campo
Algodão agroecológico
Convivência com o semiárido
Algodão
Data do documento: 2018
Editor: UFCG
Citação: SIQUEIRA, E. C. S. Educação contextualizada para convivência com o Semiárido: algodão agroecológico contextualizado nas práticas da escola do campo do Assentamento Zé Marcolino. 2018. TCC (Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé, PB, 2018.
Resumo: O presente artigo apresenta a sistematização das vivências acerca de uma Pratica que permitiu a integração da Escola do campo Escola Estadual Plínio Lemos, com a comunidade do Assentamento Zé Marcolino, mais especificamente a comunidade Lajinha (onde a escola está inserida). O projeto vivenciado se deu com base numa plantação de algodão, ao qual foi explorado alguns conceitos matemáticos para a construção de gráficos, além disso, o entendimento sobre a importância do algodão e o seu desenvolvimento, com a ajuda dos agricultores da comunidade. Este estudo teve como abordagem os preceitos da pesquisa qualitativa. Logo, traçamos como objetivo compreender e expor como o algodão plantado no assentamento influencia no processo de ensino-aprendizagem da escola e como o mesmo contribui enquanto elemento articulador nas práticas de contextualização dos conteúdos escolares. Assim pudemos apontar a importância dessas atividades para a construção de uma aprendizagem significativa, que permitisse a integração com a comunidade trazendo a discussão sobre a importância da plantação do algodão e a difusão de sua cultura, já que o mesmo colabora para o desenvolvimento da comunidade. E ainda buscar contextualizar o ensino da matemática, trazendo aspectos mais inerentes à vida dos educandos, uma vez que a matemática muitas vezes é trabalhada de maneira abstrata.
URI: https://gc.aksaam.ufv.br/jspui/handle/123456789/260
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