DSpace Repository

Um estudo das representações sociais que professoras e professores têm sobre negritude: uma branca trama, um negro drama

Show simple item record

dc.contributor.author Almeida, Suzzana Alice Lima
dc.contributor.author Santos, Viviane Brás dos
dc.date.accessioned 2023-07-19T15:18:04Z
dc.date.available 2023-07-19T15:18:04Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation LIMA ALMEIDA, S. A.; BRÁS DOS SANTOS, V. Um estudo das representações sociais que professoras e professores têm sobre negritude: uma branca trama, um negro drama. Administração Pública e Gestão Social, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 241–258, 2010. pt_BR
dc.identifier.issn 2175-5787
dc.identifier.uri https://bibliotecasemiaridos.ufv.br/jspui/handle/123456789/2643
dc.description.abstract Este artigo traz uma reflexão sobre a temática negritude e faz referência à organização dos currículos escolares em espaços quilombolas. Apesar da constatação do maior acesso aos direitos dos negros, percebe-se qu e as marcas do pensamento hegemônico do colonizador ainda aparecem acentuadas nas formas em que as escolas de maioria negra organizam-se, mesmo após seus autores/atores participarem de cursos de formação financiados pela SEPPIR/FNDE. Para entender esta realidade, desenvolvemos uma pesquisa com o intuito de identificar as representações sociais que docentes atuantes em uma comunidade quilombola têm sobre a negritude, a fim de avaliar os impactos provocados pelo curso de formação nos significados da negritude e, portanto, de nortear as práticas. É uma pesquisa qualitativa, e a coleta de dados é feita através de entrevista semiestruturada, de mapas mentais e de observações participantes. Os respaldos teóricos fornecem subsídios para a investigação e, por isso, é necessário apresentá-los como contribuições para a ampliação do debate sobre as relações raciais ainda presentes em territórios, como o semiárido baiano, e as suas ressonâncias nas formas de trabalhar a negritude em espaços formativos de maioria negra. pt_BR
dc.publisher Administração Pública e Gestão Social pt_BR
dc.relation.ispartofseries Administração Pública e Gestão Social;v. 1; n. 3
dc.subject Representações sociais pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Negritude pt_BR
dc.subject Social representations pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Blackness pt_BR
dc.title Um estudo das representações sociais que professoras e professores têm sobre negritude: uma branca trama, um negro drama pt_BR
dc.title.alternative A study social representations that teachers have about blackness: a white plot, a negro drama pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account