Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Almeida, Suzzana Alice Lima | |
dc.contributor.author | Santos, Viviane Brás dos | |
dc.date.accessioned | 2023-07-19T15:18:04Z | |
dc.date.available | 2023-07-19T15:18:04Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.identifier.citation | LIMA ALMEIDA, S. A.; BRÁS DOS SANTOS, V. Um estudo das representações sociais que professoras e professores têm sobre negritude: uma branca trama, um negro drama. Administração Pública e Gestão Social, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 241–258, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-5787 | |
dc.identifier.uri | https://bibliotecasemiaridos.ufv.br/jspui/handle/123456789/2643 | |
dc.description.abstract | Este artigo traz uma reflexão sobre a temática negritude e faz referência à organização dos currículos escolares em espaços quilombolas. Apesar da constatação do maior acesso aos direitos dos negros, percebe-se qu e as marcas do pensamento hegemônico do colonizador ainda aparecem acentuadas nas formas em que as escolas de maioria negra organizam-se, mesmo após seus autores/atores participarem de cursos de formação financiados pela SEPPIR/FNDE. Para entender esta realidade, desenvolvemos uma pesquisa com o intuito de identificar as representações sociais que docentes atuantes em uma comunidade quilombola têm sobre a negritude, a fim de avaliar os impactos provocados pelo curso de formação nos significados da negritude e, portanto, de nortear as práticas. É uma pesquisa qualitativa, e a coleta de dados é feita através de entrevista semiestruturada, de mapas mentais e de observações participantes. Os respaldos teóricos fornecem subsídios para a investigação e, por isso, é necessário apresentá-los como contribuições para a ampliação do debate sobre as relações raciais ainda presentes em territórios, como o semiárido baiano, e as suas ressonâncias nas formas de trabalhar a negritude em espaços formativos de maioria negra. | pt_BR |
dc.publisher | Administração Pública e Gestão Social | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Administração Pública e Gestão Social;v. 1; n. 3 | |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Negritude | pt_BR |
dc.subject | Social representations | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.subject | Blackness | pt_BR |
dc.title | Um estudo das representações sociais que professoras e professores têm sobre negritude: uma branca trama, um negro drama | pt_BR |
dc.title.alternative | A study social representations that teachers have about blackness: a white plot, a negro drama | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |